

nBanks
Novos Métodos de Autenticação
Reforçámos a segurança da plataforma com novos métodos de dupla autenticação (2FA)
Na nBanks, a segurança dos nossos utilizadores e dos seus dados está no centro das nossas prioridades. Até agora, a autenticação de dois fatores (2FA) era possível através de email. No entanto, com o objetivo de reforçar ainda mais a proteção da plataforma e oferecer maior flexibilidade, disponibilizámos dois novos métodos de autenticação:
- Google Authenticator
- Microsoft Authenticator
Estes métodos recorrem a aplicações de autenticação que geram códigos temporários e únicos, aumentando significativamente o nível de segurança contra possíveis tentativas de login indesejadas.
Como funciona?
Ao ativar um dos novos métodos de 2FA, será necessário, no momento de login, introduzir o código gerado pela aplicação escolhida (Google Authenticator ou Microsoft Authenticator), para além do email e password. Este código é atualizado a cada poucos segundos, dificultando o acesso a qualquer pessoa não autorizada, mesmo que tenha acesso às credenciais principais.
Como ativar?
A ativação da autenticação de dois fatores é simples e rápida:
1. Aceder ao Menu do Utilizador (canto superior direito) e entrar em Configurações;
2. No menu lateral, selecionar a opção Segurança;
3. Ativar a funcionalidade Dupla Autenticação (2FA);
4. No menu dropdown, escolher o método de autenticação preferido (Email, Google Authenticator, Microsoft Authenticator).
Quem pode ativar?
A ativação da dupla autenticação é gerida pelo Owner da subscrição da empresa, ou seja, o Administrador da conta. É este administrador que define se a autenticação de dois fatores será obrigatória para os utilizadores da empresa e qual será o método utilizado. Ou seja, a decisão de ativar (ou forçar) a 2FA não está nas mãos de cada utilizador individual, mas sim do responsável da conta. Ao permitir que o Owner configure esta medida de segurança de forma centralizada, garantimos a proteção de todos os utilizadores da conta principal.
Benefícios:
- Maior segurança no acesso à plataforma;
- Mais controlo por parte do Owner da subscrição, que pode definir a obrigatoriedade da 2FA para todos os utilizadores da empresa;
- Flexibilidade na escolha do método de autenticação, com três opções disponíveis: Email, Google Authenticator e Microsoft Authenticator;
- Redução significativa do risco de acessos não autorizados, mesmo em caso de roubo ou exposição de credenciais;
- Segurança consistente em toda a empresa, com a possibilidade de ativar a autenticação de forma centralizada.
Disponível em todas as geografias.
Pode experimentar esta funcionalidade aqui.