

nBanks
nBanks estreia-se no projeto internacional Conceito 50+10 como primeira fintech convidada
A nBanks desafiou estudantes internacionais a criar um chatbot, CFO AI, no âmbito das Finanças e Sustentabilidade.
No passado dia 9 de maio, a nBanks fez história ao tornar-se a primeira fintech a integrar o projeto Conceito 50+10, uma iniciativa promovida pelo parceiro institucional Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).
O Conceito 50+10 é um programa multidisciplinar que convida estudantes do ensino superior a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais apresentados por entidades externas. Desta vez, o desafio foi lançado além-fronteiras.

O Conceito 50+10 decorre na Universidade de Burgos (Espanha), em colaboração com instituições da Regional University Network – European University (RUN-EU), através de um Blended Intensive Programme (BIP). Este formato combina sessões presenciais e online, promovendo um ambiente intensivo, colaborativo e multicultural de aprendizagem e cocriação.
O tema proposto para esta edição é “CoCreation Challenges: Finance and SDG Application” e desafia os participantes a pensar o papel da inovação e da tecnologia na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no setor financeiro. Foi neste contexto que a nBanks lançou o desafio aos estudantes: desenvolver um chatbot inteligente, o CFO AI, capaz de ajudar empresas a gerir as suas finanças com foco nos ODS, unindo Inteligência Artificial, sustentabilidade e educação financeira.

Durante o resto do programa, os colaboradores da nBanks irão trabalhar lado a lado com estudantes e docentes do IPCA (Portugal), da Universidade de Burgos (Espanha) e da NHL Stenden University of Applied Sciences (Países Baixos), contribuindo para uma experiência imersiva de cocriação e partilha de conhecimento entre países.
Ao assumir um papel ativo neste projeto europeu, a nBanks reforça o seu compromisso com a inovação, a educação e a sustentabilidade, posicionando-se como um agente transformador na forma como as empresas pensam e praticam finanças.