ARTIGOS

nBanks

24/10/2023 22:08

Estratégia Nacional de Pagamentos de Retalho até 2025

A Estratégia Nacional de Pagamentos de Retalho é um plano abrangente desenvolvido pelo Fórum para os Sistemas de Pagamentos (FSP), órgão consultivo do Banco de Portugal, para promover soluções de pagamento seguras, eficientes e inovadoras no mercado português. Esta estratégia visa melhorar a acessibilidade e assegurar a adoção generalizada de instrumentos de pagamento eletrónico. Centra-se em quatro pilares fundamentais: promover uma sociedade mais informada, aproveitar os benefícios da transformação digital, fomentar um quadro regulamentar que promova a inovação e a eficiência e incentivar a adoção de soluções de pagamento mais seguras.

Para permitir que os utilizadores façam escolhas informadas e eficientes, a estratégia enfatiza a necessidade de campanhas abrangentes de informação e sensibilização. Estas iniciativas, integradas no primeiro pilar da estratégia, têm como objetivo educar os consumidores, as empresas e a administração pública sobre as várias soluções de pagamento disponíveis e as suas funcionalidades. Ao fornecer informações claras e acessíveis, a estratégia visa facilitar a adoção dos instrumentos de pagamento mais adequados para diferentes casos de utilização.

Contudo, a rápida digitalização das economias e das sociedades exige o desenvolvimento de soluções de pagamento mais rápidas, mais disponíveis e mais fáceis de utilizar. É neste sentido que o segundo pilar da estratégia se centra na promoção de uma maior utilização da tecnologia sem contacto, que permite pagamentos mais rápidos e mais convenientes nos terminais de ponto de venda. Incentiva igualmente a adoção de transferências imediatas, que proporcionam uma disponibilidade e confirmação de fundos segura e em tempo real, tanto para os consumidores como para as empresas. A estratégia visa expandir a rede de terminais de pagamento e cartões sem contacto, assegurando a sua ativação e usabilidade.

Para além disso, a estratégia reconhece a importância de um quadro regulamentar que apoie a inovação e a concorrência, garantindo simultaneamente a segurança e a proteção dos utilizadores. O terceiro pilar destaca a implementação de medidas de autenticação forte dos clientes, tal como previsto na segunda diretiva relativa aos serviços de pagamento (PSD2). Isto inclui a adoção de mecanismos de autenticação seguros para o comércio em linha e a confirmação da propriedade da conta para a segurança dos pagamentos. A estratégia também enfatiza a necessidade de avaliar e rever as legislações existentes para remover as barreiras que restringem a adoção de instrumentos de pagamento eletrónico.

Aliado ao combate à fraude, a segurança é um aspeto fundamental dos instrumentos de pagamento para criar confiança entre os utilizadores e garantir a estabilidade do mercado de pagamentos. O quarto pilar reforça a importância do incentivo à adoção de soluções de pagamentos mais seguras na atualidade e, por isso, o plano inclui o desenvolvimento e a adoção de mecanismos de autenticação e validação que reforcem a segurança das operações de pagamento.

Os prestadores de serviços de pagamento (PSP) são também incentivados a escolher soluções de autenticação forte que cumpram os requisitos regulamentares. Além disso, devem ser desenvolvidos mecanismos que permitam aos utilizadores aumentar a segurança nas operações de pagamento, como a confirmação da titularidade da conta do beneficiário, denominado por Proxy Lookup. Este serviço vai ser disponibilizado pelo Banco de Portugal para atender a estas necessidades e reforçar a conveniência e segurança.

Em suma, a Estratégia Nacional de Pagamentos de Retalho em Portugal até 2025 tem como objetivo promover soluções de pagamento seguras, eficientes e inovadoras. O seu principal objetivo é, numa primeira camada, capacitar os utilizadores para fazerem escolhas informadas através de campanhas de informação abrangentes e, numa segunda, aumentar a prevenção e capacidade dos sistemas, uma vez que quanto maior é a inovação, maior é também a sofisticação das fraudes.

Ao abraçar a transformação digital e promover um ecossistema de pagamentos mais inclusivo e acessível, a estratégia procura impulsionar o futuro dos pagamentos em Portugal. Com a colaboração das principais partes interessadas, incluindo o Governo, as Instituições Financeiras e os Prestadores de Serviços de Pagamento, a estratégia visa criar um ambiente de pagamento seguro e eficiente que satisfaça as necessidades em evolução dos consumidores, das empresas e do sector público.

Em termos gerais, a Estratégia Nacional de Pagamentos de Retalho em Portugal apresenta uma abordagem abrangente e com visão de futuro que visa maximizar os benefícios dos pagamentos digitais para todas as partes interessadas envolvidas.