ARTIGOS

Rita Mata dos Santos

27/9/2019 11:35

A nBanks na Bulgária: uma proposta de valor além-fronteiras.

Com a perspectiva de expandir o modelo de negócios da nBanks para a Europa Central, os CEO e CFO Orlando Gomes Costa e Nuno Oliveira, respectivamente, realizaram na passada semana um conjunto de reuniões com instituições e stakeholders na Bulgária, uma delas com a Câmara de Comércio entre Bulgária e Portugal, representada pelo seu Vice-Presidente Dr. Stanimir Mihaylov (na foto, ao centro).

A Bulgária actualmente representa uma economia em franco crescimento e tem em curso um pedido de adesão à moeda única.

Das diligências e contactos, surgiram passos estratégicos para que a presença da nBanks neste país seja uma realidade em breve, servindo empresas e contabilistas locais.

O que pode ser mais interessante se conhecer da Bulgária?

Conheça alguns indicadores e igualmente curiosidades sobre este país:

• O seu PIB cresceu 3,2% em 2018, tendo já crescido 3,5% em 2017;
  • A sua população activa representa um peso significativo na sua pirâmide demográfica, apresentando assim um modelo invertido aos países mais desenvolvidos da União Europeia;
  • A sua política fiscal é bastante atractiva para investimento estrangeiro, praticando actualmente taxas de incidência sobre rendimentos que podem chegar a 10%, a título particular ou empresarial. Desse modo, já hoje grandes grupos de empresas multinacionais estão a instalar unidades fabris ou de serviços neste país;
  • Apesar de ser expectável algum “gap” tecnológico face a outros países mais ocidentais, constatamos que há já hoje serviços financeiros de pagamento bastante evoluídos;
  • Os cidadãos de origem búlgara licenciados na área de Engenharias são hoje pessoas bastante procuradas por variadas empresas, sendo estes conhecidos pela sua natural aptidão para a matemática e disciplina. São igualmente bastante criativos, devendo-se ainda à Bulgária a invenção do air bag dos automóveis e o relógio digital;
  • Apesar de ainda não aplicar a moeda única Euro, a sua moeda local (Lev) está indexada ao Euro, cifrando-se hoje em € 0,51 por cada Lev. Além da estabilidade cambial, espera-se agora que a adesão à moeda única possa potenciar ainda mais o crescimento desta economia emergente;
  • Existem actualmente 15 Instituições de Crédito na Bulgária, sendo assim um mercado competitivo a nível de concorrência bancária;
  • Já hoje existem bastantes portugueses a trabalhar neste país, nomeadamente na área de serviços tecnológicos.